Agendadas
«A única coisa que cai do céu é chuva, o resto é luta»
(Arménio Carlos, Coordenador da CGTP-In, 2018/11/16)

Empresa ou Setor Datas Tipo Sindicatos / Reivindicações
Policia Judiciária 04/02 a 05/03 Ao serviço fora do horário normal (2019) Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC‐PJ), Associação Sindical dos Seguranças da PJ (ASS‐PJ), Associação Sindical dos Funcionários Técnicos, Administrativos, Auxiliares e Operários da PJ (ASFTAO‐PJ)
- Pela revisão do Estatuto das Carreiras da Polícia Judiciária
- Pela revisão da Lei Orgânica da Polícia Judiciária
- Contra a crónica falta de recursos humanos e materiais;
- Pela reposição dos escalões que foram congelados;
- Pela aplicação da fórmula correta de cálculo dos suplementos de risco e turno, assim como a devolução das quantias em dívida desde 2010.
Policia Judiciária 04/02 a 12/02 Vários dias (2019) Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC‐PJ), Associação Sindical dos Seguranças da PJ (ASS‐PJ), Associação Sindical dos Funcionários Técnicos, Administrativos, Auxiliares e Operários da PJ (ASFTAO‐PJ)
- Pela revisão do Estatuto das Carreiras da Polícia Judiciária
- Pela revisão da Lei Orgânica da Polícia Judiciária
- Contra a crónica falta de recursos humanos e materiais;
- Pela reposição dos escalões que foram congelados;
- Pela aplicação da fórmula correta de cálculo dos suplementos de risco e turno, assim como a devolução das quantias em dívida desde 2010.
Função Pública 15/02 1 dia (2019) FCSAP/CGTP-IN
- Por aumentos salariais para todos os trabalhadores, num mínimo de 60 euros para os salários mais baixos e de 4% para os restantes
- Pela acumulação dos dez pontos para efeitos de ptogressão na carreira mesmo para quem tenha aumentos
CTT 23/02 Nacional (2019) SNTCP/CGTP-IN Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações
PELA REVERSÃO DA PRIVATIZAÇÃO DOS CTT
POR UM SERVIÇO POSTAL UNIVERSAL DE QUALIDADE
CONTRA OS DESPEDIMENTOS (ENCAPOTADOS OU NÃO)
CONTRA O ENCERRAMENTO DE ESTAÇÕES DE CORREIO
CONTRA A REDUÇÃO E SOBRECARGA DE GIROS
Técnicos de diagnóstico e terapêutica 21/02 Nacional (2019) STSS/CGTP-IN Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica
- «repúdio» pelo diploma unilateral do Governo sobre a carreira especial.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Call Center da Fidelidade em Greve no Dia 2 de Janeiro

Em noticia do AbrilAbril ficámos a saber que os trabalhadores do call center da Fidelidade Seguros, em Évora, decidiram em plenário, por unanimidade, avançar com uma greve por aumentos salariais, o fim dos vínculos precários e pela aplicação do contrato colectivo. «A Fidelidade e a Newspring (empresa de trabalho temporário) não aceitaram qualquer tipo de acordo e negociação, deixando os trabalhadores sem alternativa que não seja avançar para a greve», afirma a estrutura sindical. Entre as reinvindicações, os trabalhadores exigem aumentos salariais de 45 euros, a subida do subsídio de alimentação, a aplicação do contrato colectivo de trabalho do ramo segurador e que a cada posto de trabalho permanente corresponda um vinculo de trabalho efectivo. Para além da greve, está marcada uma concentração de trabalhadores às 10h30 de dia 2 de Janeiro, à porta da empresa, onde será realizado um plenário com o objetivo de decidir novas formas de luta.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Matutano em Greve Dia 21 de Dezembro

Os trabalhadores da Matutano, no Carregado, avançaram com greve em resposta à decisão da empresa de introduzir a laboração contínua na fábrica, com base numa autorização de 1995. A fábrica detida pela Pepsi Co produz vários produtos alimentares, como as batatas fritas lays, pálá-pala e rufflesCréditos. O pré-aviso da greve de 24 horas, foi entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab/CGTP-IN). Os trabalhadores da Matutano, detida pela multinacional Pepsico, decidiram em plenário também realizar uma concentração de protesto à porta da fábrica de batatas fritas, sediada no Carregado, em Lisboa. Em declarações ao AbrilAbril, o dirigente do Sintab, Rui Matias, salientou que a administração da Matutano tenciona «meter a laboração contínua para todos os trabalhadores» e extendida «à fábrica toda». O dirigente explicou que a medida abrangerá cerca de 250 efectivos, a que se juntam os trabalhadores temporários. «A empresa anda nisto desde o início de Dezembro e, sem consultar absolutamente ninguém, quer avançar com base numa autorização ministerial de 1995, ou seja, 23 anos depois», acrescentou

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Bombeiros Profissionais em Greve de 18 de Dezembro a 2 de Janeiro

Os Bombeiros Sapadores de Lisboa iniciam hoje, 18 de Dezembro, uma greve que terminará às 24:00 horas do dia 2 de Janeiro. No início da greve, às 24:00 horas, realiza-se uma concentração de bombeiros sapadores no Quartel da Graça, em Lisboa, onde participará Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN. Com esta greve os bombeiros sapadores querem: - fazer reverter as decisões e opções políticas que iriam agravar a vida e o trabalho de milhares de bombeiros profissionais, em resultado das propostas de decretos-leis - sobre o estatuto e a aposentação - que o Governo quer aprovar sem considerar a opinião e vontade dos Sapadores Bombeiros do país.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Hipers e Supers em greve dia 24 de Dezembro

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) lançou o pré-aviso de greve para a véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, abrangendo todas as grandes superfícies. Segundo o AbrilAbril o CESP afirma que a decisão foi tomada após a última reunião de conciliação para rever o Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) do sector, na qual a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) não alterou a sua posição. Após «26 meses de negociação», o CESP afirma que as empresas representadas pela APED, entre as quais a «Sonae, Pingo Doce/Jerónimo Martins, Auchan, Lidl, Dia/Minipreço, El Corte Inglés e muitas outras, continuam a não apresentar propostas de verdadeiro aumento dos salários e correcção das injustiças e discriminações existentes».«Pelo contrário, continuam a querer reduzir o valor do trabalho extraordinário e desregular ainda mais os horários de trabalho com a introdução do banco de horas no CCT» Os trabalhadores reivindicam
 - o aumento geral dos salários, num mínimo de 40 euros, de forma a repor o poder de compra perdido desde 2010,
 - O fim da tabela B, que prevê menos 40 euros de salário em todos os distritos, excepto Lisboa, Porto e Setúbal
- A progressão automática dos operadores de armazém até ao nível de especializado.

APAPOL em greve dias 24 e 31

Os trabalhadores da empresa do sector da alimentação APAPOL – Aliança Panificadora de Algés, Paço de Arcos e Oeiras, Lda vão estar em greve nos dias 24 e 31 de Dezembro de 2018.

Como reforço a esta greve os trabalhadores decidiram concentrar-se em protesto frente à porta da sede da empresa sita no Mercado de Algés, no dia 24 de Dezembro, a partir das 10.00 horas. Segundo o site da CGTP-In a greve tem os seguintes objectivos: Por aumentos salariais dignos Pelo cumprimento da Contratação Colectiva Pela negociação e aplicação das categorias profissionais na empresa.

Plural : #NoLutarÉQueEstáOGanho!

Na passada sexta feira, em plenário, os trabalhadores do Grupo Plural Entertainment (GPE) decidiram fechar acordo com a Administração depois de esta ter aproximado a sua proposta às reivindicações dos trabalhadores. Este acordo prevê: - a redução gradual do horário máximo de trabalho, devolvendo quase 500 horas por ano aos trabalhadores; - aumentos salariais escalonados beneficiando os trabalhadores com salários mais baixos; - que em 2019 as negociações continuarão para que em 2020 e anos seguintes se continuem a recuperar direitos dos trabalhadores e se optimize a necessária reorganização da empresa com o objectivo de atingir as 8h de trabalho diário; - garantia de que os trabalhadores freelancers não serão prejudicados pela sua intervenção sindical. A partir de agora decorre uma nova etapa, tanto na Plural como nas restantes empresas, com o objectivo final de alcançar regulamentação para todo o sector.

MEO Altice, NOS e VODAFONE com Greves dias 24 e 31 de Dezembro

Trabalhadores da Manpower, RHmais e de outras empresas prestadoras de serviços nas três grandes operadoras de telecomunicações, vão estar em greve nos dias 24 e 31 de Dezembro. Constantes alterações de horários a causar manifestas e continuadas dificuldades à conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar, nalguns casos em forma de castigo por discordar ou reclamar um direito; contratos a termo com uma rotatividade intensa devido à curta duração; remuneração mensal, em regra, fixada no mínimo salarial, incompatível com o nível de responsabilidade ligado às funções altamente qualificadas; inexistência de progressão na carreira; rigidez na supervisão; pausas contabilizadas ao segundo e ameaçadas com penalização; intenso desgaste para alcançar prémios mensais mas em que os valores são subtraídos sem qualquer justificação ou critério; despedimentos “automáticos”; pressão, instabilidade constante e comportamentos que indiciam evidente assédio moral; são injustiças acumuladas ao longo de anos a fio a que os trabalhadores dizem: chega! Por isso se levantam em protesto numa onda que promete abraçar todos aqueles que se sentem vítimas da mesma selva laboral em que vale tudo para os explorar.

Álvaro Figueiredo em Greve Dia 2 de Janeiro

No dia 2 de Janeiro próximo os trabalhadores da Álvaro Figueiredo, empresa rodoviária de transporte de mercadorias, sediada em Santiago de Riba Ul, Oliveira de Azemeis, iniciam uma greve que se prolonga até dia 9 de Janeiro. Segundo o site da CGTP, com esta greve os trabalhadores assumem a luta: - Pelo cumprimento rigoroso do Contracto Colectivo de Trabalho Vertical, recentemente publicado;- Pela reposição dos valores do Subsídio de natal abusivamente descontados; Pela reposição do valor de uma diária, nos termos recentemente apresentados à administração; - Pelo respeito do descanso semanal e complementar; - Contra o “banco” de folgas; - Contra a utilização dos motoristas em tarefas de carga e descarga; - Contra a tentativa de reduzir o rendimento dos trabalhadores; - Contra a repressão aos trabalhadores. Os contractos colectivos têm de ser respeitados e esta é mais uma das empresas que quer continuar fora da lei.

Jogos da Santa Casa Iniciaram 13 Dias de Greve no Passado Dia 15

Os trabalhadores da logística do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciaram no passado dia 15 de Dezembro, 13 dias de greve. Segundo o site da CGTP Os trabalhadores lutam por: • Integração na carreira técnico profissional; • Integração do Suplemento de Função no Vencimento; • Atribuição do Subsídio de Penosidade; • Integração de todos os trabalhadores em situação precária no quadro de pessoal da SCML. • Suprir vencimento por subsídios, não é solução e os trabalhadores exigem a sua valorização salarial. Numa atividade permanente não se aceita que existam trabalhadores com as mesmas responsabilidades, contratados de forma precária. Os trabalhadores vão estar concentrados na porta das instalações amanhã a partir das 7 horas da manhã sito, na R. Dr. Nunes Alvares pereira, 4-4-A, na BOBADELA. A concentração contará com a presença de Arménio Carlos, coordenador da CGTP.

Petrogal 17 a 24 de Dezembro e de 1 a 14 de Janeiro

Depois da 11.ª reunião da comissão sindical negociadora (Fiequimetal e Sicop) com a administração da Petrogal (Grupo Galp Energia), foi decidido dar seguimento à decisão dos trabalhadores e marcar greves, com início a 17 de Dezembro, refere a federação, num comunicado [...] Todos à greve! No pré-aviso de greve são indicados, como objectivos da greve: - Parar a ofensiva da Administração contra a contratação colectiva e os direitos sociais; - Melhorar os salários e a distribuição da riqueza produzida pelos trabalhadores; - Contra a eliminação de direitos específicos dos trabalhadores de turnos; - Contra a desregulação e o aumento dos horários, incluindo o famigerado “banco de horas”, que visa pôr os trabalhadores a trabalhar mais por menos salário; - Defender os regimes de reformas, de saúde e outros benefícios sociais, alcançados com muita luta, ao longo de muitos anos de trabalho e de riqueza produzida. Os trabalhadores em todas as actividades, locais de trabalho e regimes de horário (regimes de turnos e de laboração contínua, horário normal, ou quaisquer outros) vão realizar greve da forma seguinte: - Na Refinaria do Porto, no Terminal de Leixões e nos parques de Viana do Castelo, Perafita, Boa Nova e Real: das 06h00 do dia 17 de Dezembro às 06h00 do dia 24 de Dezembro de 2018 e das 06h00 do dia 2 de Janeiro às 06h00 do dia 14 de Janeiro de 2019 - Na Refinaria de Sines, no Terminal de Sines e no Parque de Sines: das 00h00 do dia 17 de Dezembro às 24h00 do dia 23 de Dezembro de 2018 e das 00h00 do dia 02 de Janeiro às 24h00 do dia 13 de Janeiro de 2019. - Nas instalações da Petrogal na área de Lisboa: das 14h00 às 18h00 dos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Dezembro de 2018 e das 14h00 às 18h00 dos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Janeiro de 2019. Para as 12 horas antes e as 12 horas depois de cada período de greve está declarada greve a todo o trabalho suplementar.

Transtejo e Soflusa 17 de Dezembro à Tarde

Segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), os plenários, com paralisação da atividade, foram convocados “para analisar o resultado da negociação coletiva na Transtejo e na Soflusa”. O plenário que paralisará a Transtejo será hoje 17 de Dezembro entre as 14h30 e as 17h30 e o da Soflusa entre as 13h55 e as 15h55. A Lusa anuncia que no sentido Barreiro - Terreiro do Paço, a última carreira será efetuada pelo barco das 13h25, sendo a ligação retomada às 16h20 e, no sentido inverso, entre o Terreiro do Paço e o Barreiro, o último barco será o das 13h55 e o primeiro a retomar a ligação o das 16h50. A ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré estará interrompida entre as 14h20 e as 17h35 e, entre o Cais do Sodré e Cacilhas, entre as 14h35 e as 17h50. Quanto à ligação entre Montijo e Cais do Sodré, o último barco sai do Montijo às 13h30, sendo a ligação retomada às 18h30 em direção ao Cais do Sodré. Do Cais do Sodré sai um barco às 14h, sendo o próximo apenas às 18h. Já na carreira Seixal – Cais do Sodré os barcos não circularão entre as 14h e as 18h15 e, no sentido inverso, entre as 13h e as 17h55. A ligação fluvial entre Trafaria - Porto Brandão - Belém estará interrompida das 13h às 19h, entre Porto Brandão - Belém das 13h10 às 18h10 e entre Belém - Porto Brandão - Trafaria das 13h30 às 18h30.